Há quase dois anos estava a colocar o Implante Hormonal, porque para mim seria o mais indicado. Esquecida como sou e não querer de todo engravidar num curto espaço de tempo desde que o Tuquinha nasceu, foi o que me levou a colocar o implante. Informei-me no Centro de Saúde, pedi opiniões a amigas e familiares que já tinham colocado o implante. Excepto uma ou outra pessoa tinha corrido sempre bem, por isso optei para ir com este assunto para a frente.
Durante o primeiro ano foi óptimo, enquanto ainda amamentava. Tive uma outra vez o período e nunca surgiram imprevistos. Parecia que estava a correr às mil maravilhas. Volta e meia pediam o feedback e eu dava um bastante positivo. Mas nem tudo era um mar de rosas. Acabei por notar que o peso não descia, que não voltava ao peso inicial antes da gravidez. Comecei por engordar e não saber o que fazer. Contudo pensava que era normal e o corpo ainda se estar habituar.
Quando deixei de amamentar (cerca de 9 meses depois de ter colocado) as coisas começaram a mudar. Começou aparecer mais vezes o período, ou supostas hemorragias. Havia meses de 15 dias, outros de semana em semana, até que tive uma hemorragia durante três meses seguidos e foi o basta para mim! Desloquei-me ao centro de saude para falar com o médico de família e sugeriu tomar a pílula durante três meses e que depois se via o que fazer. Assim foi, tomei a pílula e ao fim dos três meses pedi para retirar o implante.
CORPO É MEU E SOU EU QUE DECIDO
A espera para retirar o implante foi de quatro longos meses porque a única pessoa que poderia tirar era uma médica. Chegando o dia que tanto ansiava a querida médica quase não me tirou o implante porque não queria fazê-lo! Dizia que as hemorragias eram completamente normais e que quando isso acontecia bastava tomar a pílula em conjunto. Sinceramente fiquei possessa e por momentos não saiu o diabo de mim. Mas o CORPO É MEU E SOU EU QUE DECIDO SE QUERO RETIRAR O IMPLANTE OU NÃO! Em conversa com outras raparigas é normal não quererem retirar o implante no centro de saúde. Graças a isso têm que se dirigir ao privado para o fazerem. Pergunto-me como é que isto ainda acontece em pleno ano 2020! Será que os centros de saude têm benefícios pelas mulheres utilizarem o implante invés da pílula ou algo do género? Quando o mal entendido passou e a “krida” médica continuou com cara de poucos amigos, a falar-me mal lá retirou o implante. Com anestesia local e uma pequena incisão, não senti nada e foi das coisas mais tranquilas e sem dor que fiz.
A recuperação
A parte da recuperação não foi difícil, e até se aguentou bastante bem. Não levei pontos, mas sim aqueles pensos para unir. No inicio não tinha força e nem conseguia mexer o braço, contudo não tive muitas dores. O penso foi o que piorou tudo, ter que aguentar quase uma semana foi horrível. Não estou de todo a pensar em voltar a colocar o Implante, mas também não estou a pensar ter já um filho, por isso continuo a tomar a pílula até encontrar algo que seja mais apropriado para mim. O próximo passo será deixar de tomar a pílula e optar por um método mais natural e sem hormonas!
Gostei de ler a tua experiência, é muito importante para outras mulheres.
Beijinhos!
Muito obrigada pelo teu comentário minha querida! Ainda bem que o achas <3
Beijinhos
Estou no mesmo barco e questiono o mesmo, mas quem raio decide sobre o meu corpo??? Porque eles não querem depois retirar e só inventam desculpas???
Sinceramente não sei, fiquei muito decepcionada por perceber que é geral. Pergunto-me muitas vezes se eles ganham alguma coisa por isso :l
Beijinhos <3
Olá desde já muito obrigada por teres contado a tua experiência. Sem dúvida que é um tema que leva a muitas questões e eu sem dúvida que é o que tenho mais pensado! Tenho pensado em colocar ou não, porém tenho 20anos e será isso uma contradição nada positiva? Uma das principais questões que me leva a pensar isso, é que sou demasiado despistada e que as vezes me esqueço de tomar a pilula.
Que achas?
Beijinho
Olá querida,
Quero acreditar que o factor idade não será importante, mas sim se estás disposta a ter um “dispositivo” hormonal no teu corpo 24 sob 24 horas. Este foi o meu testemunho, que no inicio resultou super bem, contudo demasiado tempo com hemorragias fez-me querer retira-lo. Conheço pessoas que já vão no segundo Implanon e que estão super contentes, outras que é o meu caso. Que foi uma desilusão completa. Para não falar que fiquei com uma pequena cicatriz, tanto do por como do tirar :l
Pesquisa, fala com o médico de família ou por quem és seguida, informação a mais nunca fez mal a ninguém <3
Obrigada pelo teu comentário.
Beijinho <3
Nossa que artigo fantástico, por isso que estou quase todos os dias visitando e lendo seus artigos. Sempre tem conteúdos interessantes e de qualidade.
Beijos !!
Meu Blog: Apostando na Loteria
Querida Daniela foi aquilo que nós falámos na altura. Como tu, fui de certa forma imposta a colocar o implante depois de ter o Santi, e cai no erro de o fazer. Foi quase 1 ano de tortura e um mal estar constante, como te contei. O chegar aos 126 kg foi para mim a rotura. Onde é que isso é normal? Pedi para tirar à minha médica de familia e a resolução dela foi fazer análises e que não era nada e que era uma depressão e dar-me antidepressivos. E foi quando tive que recorrer ao privado. Foram mais de 90€ mas foi o dinheiro mais bem empregue. Porque finalmente ia livrar-me daquilo que me fazia mal.
As repercussões de o ter tido no meu organismo ainda hoje as sinto.