Depois do post sobre a migração do blogger para o wordpress, decidi fazer este post para responder às perguntas deixadas nos comentários. Já vi inúmeros posts sobre como migrar, ou então sobre os prós e os contras de ambas as plataformas. Nunca vi nenhum dentro do género que ando a publicar, sendo assim dado o feedback decidi fazer este post.
Parecendo que não, recebi algumas mensagens e comentários a dizer que queriam saber mais. Nunca pensei que iria receber tão bom feedback quanto à mudança de plataforma, ou do template. Posto isto, vamos lá começar.
O template é gratuito? Foste tu que escolheste?
O template é pago, se não estou em erro paguei 3,15€ a um vendedor no site etsy. Já falei sobre esse site aqui no blog. Fui eu que escolhi, que o configurei e personalizei. Não foi uma tarefa fácil admito, porque estava habituada ao blogger. Para mim mexer em html é fácil e conseguia resolver tudo na hora sem procurar muita informação. No entanto, o wordpress acaba por ser diferente. Há quem diga que tem menos trabalho, eu achei que tenho mais, mas consigo chegar ao objectivo pretendido. No final valeu a pena e tornou-se bem mais prático.
Não aconselho templates gratuitos porque são muito limitados e nunca ficam como vemos ou queremos.
Qual o plano que utilizaste?
Como referi no post sobre a migração para o WordPress utilizei o plano intermédio. A meu ver é um plano óptimo e bastante acessível. Paguei 45€, que é pago anualmente mas engloba desde 10gb de espaço até migração gratuita, contas de e-mail ilimitadas, oferta de SSL e ainda suporte 24H/7.
Posso dizer que dos 10gb disponíveis ainda só utilizei perto de 400mb e a maior parte da utilização já vinha do blogger.
Já tinhas domínio antes?
Já tinha domínio antes. Comprei o ByDezassete logo ao inicio do blog no GoDaddy e desde então manteve-se. Por enquanto não irei mudar, mas mais tarde estou a pensar mudar e adquirir mais uma vez os serviços da Lusitec.

Com a migração perdeste todos os teus seguidores?
Infelizmente como são plataformas diferentes perdi todos os meus seguidores no qual já tinha perto de 450. Andei à procura de possíveis maneiras de transferir mas até agora não encontrei nada. O blog antigo ainda não o eliminei, simplesmente está a redireccionar automaticamente para este, por isso vou mantê-lo assim até conseguir encontrar uma solução para recuperar os seguidores.
Neste decidi não colocar seguidores porque vou dedicar o meu tempo à newsletter no qual podes ficar a par de todas as novidades.
Os comentários mantêm-se de uma plataforma para a outra?
Os comentários mantiveram-se mas com a mudança de um plugin, os antigos ficaram todos desconfigurados. É outra coisa no qual ainda ando também a estudar. Ao fim de uma semana consegui colocar o formulário de contacto como realmente queria. Mais uma vez não foi tarefa fácil, mas consegui (#proud).
Sentes falta de algum widget como por exemplo o GFC?
Por acaso não sinto nenhuma falta dos widget, apenas gostava de ter os meus seguidores (GFC) aqui no wordpress. Consigo ter à mesma widgets, com mais variedade. A forma de personalizar acaba por ser muito idêntica com o blogger, por isso não há nada que enganar.
Em regra geral estou melhor servida com o wordpress. Esta ultima semana tem sido de muita aprendizagem, de muito conhecimento. Em certa parte estou arrependida de não ter escolhido logo o wordpress, mas no inicio também não sabia o que queria realmente com o blog. Agora que o meu principal objectivo é evolui-lo, sinto que estou no caminho certo e não há nada melhor do que isso.
Para a próxima semana irei fazer o update sobre o que estou achar desta plataforma, quais a dificuldades e as grandes diferenças que encontrei.
Estão a gostar destes posts sobre a mudança?
Queres adquirir um alojamento e não sabes onde? Entra no site da Lusitec e tens 10% com o código bydezassete ao comprar um plano de alojamento.